terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex libris - pequeno objeto do desejo

O blog estava meio parado, enquanto o mundo dava voltas...
Nessas voltas que o mundo dá, encontramos Fátima de Figueiredo, irmã da professora Stella Maris Bertinazzo. Agora estamos, eu e Márcio da Costa, finalizando o livro "Ex libris: pequeno objeto do desejo". Os esforços indicam que ele estará pronto até abril de 2012, ocasião dos 50 anos da Universidade de Brasília.

Stella Maris foi artista múltipla, vanguardista, com trabalhos desenvolvidos e divulgados em várias capitais do Brasil, nos Estados Unidos, no Japão, na Itália e em Portugal. Educadora por excelência, promoveu grandes avanços no Instituto de Artes da UnB (IdA), como a instalação do Núcleo de Gravura. Pesquisadora e grande valorizadora das tradições do Brasil, sua obra fundou-se nos temas regionais.
Atuou em Brasília durante décadas tendo realizado diversos trabalhos no campo da educação, da produção cultural e da curadoria de exposições de vários artistas.
Stella formou-se Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte e foi Mestre em Artes pela Escola de Educação, Saúde e Artes da New York University, em Nova York.
Pouco antes de falecer, Stella Maris estava fazendo a revisão final do livro Ex libris – Pequeno objeto do desejo, que é praticamente o segundo sobre o tema editado no Brasil. Os ex libris são marcas de propriedade aplicadas a livros e muito contribuíram para a formação de uma arte que acompanhava as tendências de uma época. No livro, que está sendo revisto e finalizado - num trabalho conjunto da família da artista, designers pesquisadores do tema e a Editora da Universidade de Brasília -, a artista faz um levantamento histórico dos ex libris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário