quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Gravura de Carlos Oswald

Brasília recebe uma bela exposição das obras de Carlos Oswald, na Caixa Cultural até o dia 20 de novembro. Seus desenhos, pinturas e gravuras revelam um precioso estudo da luz, aplicando de maneira acertada o claro e o escuro, luz, sombra e reflexos.
Entre inúmeros feitos, Carlos Oswald é responsável pelo desenho final do Cristo Redentor, que abraça do alto do morro do Corcovado, a cidade do Rio de Janeiro. O projeto técnico foi feito pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e executado na França pelo escultor Paul Landowski.


Postal de inauguração do Cristo Redentor
Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1931


O artista ítalo-brasileiro foi o principal incentivador e divulgador, no Brasil, da gravura como expressão artística, para além de ser mera técnica de reprodução de imagens. Em 1913 funda a primeira Escola de Gravura, que viria a formar outros excelentes gravadores como Hans Steiner (1910-1974), Darel Valença Lins (1924), Oswaldo Goeldi (1895–1961), Lasar Segall (1891-1957), entre outros.

Tocando Debussy. Água-forte, 1914


Teresópolis. Água-tinta, água-forte e ponta-seca, 1925


Pedra de Itapuca - Icaraí. Água-tinta aquarelada, 1940


"(...) Sei que em todo o mundo o despertar do interesse pela gravura nasceu e se desenvolveu no nosso século pelas razões que todos conhecem: 'sintetismo', em oposição à exagerada policromia dos pós-impressionistas; entusiasmo pela ressurreição desta arte que tinha sido morta pelos processos mecânicos derivantes da fotografia; o misterioso de seus efeitos de claro-escuro e sua técnica de feitio alquimista; sua prática que lhe facilitava a repetição em muitos exemplares e que a tornava uma arte mais harmoniosa com os nossos costumes democráticos; uma arte democrática, enfim; e, finalmente, seu caráter de novidade que fazia arregalar os olhos não só ao público em geral, mas à maioria dos próprios artistas quando se lhes falava de água-forte, ponta-seca, água-tinta, mezzotinta, talho-doce, xilografia, etc". Carlos Oswald (1957)

GRAVURA Brasileira/textos de Leon Kossovitc e Mayra Laudanna, Ricardo Resende; apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Cosac & Naify/Itaú Cultural, 2000, p. 38.

A Caixa Cultural está de parabéns. O Catálogo da exposição é um verdadeiro livro de arte, com reproduções muito bem feitas das obras expostas, belo projeto gráfico e impressão.




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